Sangue com HIV pode ser "lavado" e usado em transfusões diz estudo queniano

14/06/2010 21:32

  Sangue com HIV pode ser "lavado" e usado em transfusões diz estudo queniano 

 

O pesquisador limpou o sangue usando uma solução salina, composta
de sal de cozinha e água
O pesquisador limpou o sangue usando uma solução salina, composta de sal de cozinha e água

Portadores do vírus HIV podem fazer doações sanguíneas. Segundo estudo, o sangue de pessoas infectadas de imunodeficiência humana (HIV), causadora da AIDS, pode ser usado de forma segura para transfusões de sangue.

A pesquisa foi realizada pelo médico Samwel Oketch, do New Nyanza Provincial General Hospital, da província queniana de Nyanza. De acordo com o jornal queniano Daily Nation, a "lavagem dos glóbulos vermelhos elimina o plasma do ARN (ácido ribonucleico) do HIV, tornando o sangue seguro para transfusões".

Segundo a tutora do Portal Educação, Carolina Marlien, apesar de um estudo incipiente, parece ser um procedimento bem simples a 'lavagem' do sangue contaminado, entretanto, a eficácia do método está diretamente relacionada com a realização criteriosa da técnica.

O médico apresentou os resultados da pesquisa no 29º Congresso Mundial de Ciência Biomédica de Laboratório, realizado em Nairóbi e se encerra nesta semana. Para detectar a falta do vírus no sangue contaminado, o pesquisador limpou o sangue usando uma solução salina, composta de sal de cozinha e água.

“A facilidade da transmissão do vírus para o receptor da bolsa é assustador, portanto, há de se pensar que disponibilizar essas bolsas seria uma prática viável, e se o paciente aceitaria sangue 'lavado' caso pudesse escolher recebê-lo de um doador saudável”, explica Marlien.
Se for adotado, a descoberta pode ajudar países da África Subsaariana como o Quênia, onde há escassez de reservas de sangue. Os últimos dados da Organização Mundial da Saúde relatam que no mundo há 33,4 milhões de pessoas com AIDS, dos quais 22 milhões vivem naquela região.

Voltar

Pesquisar no site

Enfermagem-10 © 2010 Todos os direitos reservados.