Mais de 60% das brasileiras que têm diabetes têm a doença por causa de excesso de peso

12/07/2010 23:25

Para estimar a carga global de diabetes mellitus (DM) e calcular a fração de diabetes atribuída a excesso de peso e obesidade para o Brasil e suas regiões, a pesquisadora Andreia de Oliveira e colegas da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) desenvolveram um estudo utilizando dados da Pesquisa de Orçamento Familiar. Os resultados foram publicados na Revista Panamericana de Salud Pública.


Os autores contam no artigo que a prevalência de excesso de peso e obesidade por sexo e faixa etária maior que 20 anos e os riscos relativos – obtidos de estudos internacionais – para o desenvolvimento de diabetes atribuíveis ao excesso de peso e à obesidade foram utilizados para calcular a carga global de diabetes. Além disso, eles calcularam para diabetes mellitus os anos de vida ajustados para incapacidade a partir da soma de duas parcelas: anos de vida perdidos por morte prematura e anos de vida perdidos devido à incapacidade.

De acordo com os resultados, do total de anos de vida ajustados para incapacidade estimados para diabetes no Brasil, 70% provinham de anos de vida perdidos devido à incapacidade. "Para o Brasil como um todo, 61,8 e 45,4% do DM no sexo feminino foram atribuíveis a excesso de peso e obesidade, respectivamente. No sexo masculino, esses percentuais foram de 52,8 e 32,7%", afirma a equipe no artigo. Eles destacam que as maiores frações de diabetes mellitus atribuíveis a excesso de peso e obesidade foram encontradas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e para o grupo populacional entre 35 e 44 anos de idade.

Diante dos achados, os pesquisadores concluem que grande parte da carga de diabetes é atribuível a fatores de risco evitáveis. "Medidas voltadas para a prevenção e controle desses fatores de risco, como o excesso de peso e a obesidade, devem estar inseridas na agenda de saúde pública brasileira", concluem. Para ler o estudo completo acesse aqui.

Fonte:
Fiocruz
Voltar

Pesquisar no site

Enfermagem-10 © 2010 Todos os direitos reservados.