GRAVIDEZ APÓS A MENOPAUSA

20/06/2010 19:15

Esta semana a mídia noticiou  uma mulher indiana de 66 anos que deu à luz trigêmeos utilizando técnicas de fertilização assistida.

A gestação na perimenopausa ou na pós-menopausa já é uma realidade há vários anos, graças às técnicas de fertilização “in vitro” e à ovodoação. Através deste processo, mulheres que não têm mais reserva ovariana, por idade ou por menopausa precoce , podem engravidar utilizando óvulos recebidos de mulheres mais jovens. Estes óvulos doados serão fertilizados com o sêmen do parceiro da paciente e, após, os embriões  formados serão transferidos para o seu útero.

 

Esta situação ocorre mais frequentemente do que se divulga e muitas mulheres que engravidam com mais de 45 anos têm lançado mão desta tecnologia, uma vez que as taxas de gestação espontânea nesta faixa etária são muito baixas.

O processo de ovodoação é um processo seguro para ambas as partes envolvidas e exige exames criteriosos para afastar doenças sexualmente transmissíveis e minimizar a incidência de doenças genéticas. Cada país tem suas recomendações legais e/ou éticas sobre esta questão, alguns inclusive limitando a idade da paciente receptora, pois vários serviços consideram que a idade da mãe muito avançada pode trazer riscos orgânicos e emocionais ao binômio mãe-bebê.

 

Sem dúvida, as tecnologias de reprodução assistida têm trazido novas discussões acerca da formação das famílias, cujo perfil vem mudando nos últimos tempos. Mais estudos e debates são necessários para diferenciar o que é tecnicamente possível do que é etica e culturalmente aceitável dentro dos vários grupos sociais.

Voltar

Pesquisar no site

Enfermagem-10 © 2010 Todos os direitos reservados.