EVITE ACIDENTES NA ABERTURA DE AMPOLAS

EVITE ACIDENTES NA ABERTURA DE AMPOLAS

Os acidentes decorrentes da quebra de ampolas são mais comuns do que se imagina. Por isso, é muito importante a divulgação da maneira adequada para se efetuar este procedimento.
Quando a ampola vinha acompanhada da “serrinha”, a quebra era feita de maneira quase intuitiva. Com a evolução da preocupação com a saúde do trabalhador, esse método foi substituído por sistemas mais modernos de ruptura, mas não se treinou o profissional para a correta quebra da ampola.
Atualmente, existem dois sistemas para ruptura de ampolas: o anel de ruptura (ou vibrac), e o OPC (One Point Cut, ou Único Ponto de Abertura).
O sistema de anel de ruptura é, atualmente, o mais comum no Brasil, adotado em cerca de 85% das ampolas fabricadas aqui. Nesse tipo de ampola, é aplicado um anel de tinta que, após o processo de cura/têmpera, penetra no vidro, fragilizando-o na área de aplicação, ou seja, no estrangulamento da ampola. Segundo a empresa Schott, fabricante de ampolas e frascos de vidro para soluções parenterais, algumas das vantagens desse sistema, comparado ao OPC, são o processo de fabricação, que é mais simples, e os vários posicionamentos possíveis para a abertura da ampola.
O sistema OPC é usado nas demais ampolas nacionais. Neste sistema, é feita uma pequena incisão na região do estrangulamento da ampola. Além disso, é aplicado um ponto de tinta alguns milímetros acima, e na mesma direção da incisão, para servir de orientação para a posição correta no momento da abertura da ampola. Uma das vantagens desse sistema é que não há desprendimento de tinta, juntamente com as partículas de vidro, no momento da quebra da ampola; além disso, há redução de 50% na tensão  da força de ruptura; outra vantagem é que a probabilidade de geração de pontas no local da quebra é bem menor.
Para abrir as ampolas de forma segura, existem algumas observações a serem seguidas:

- a ampola deve ser mantida inclinada (aproximadamente 45º), minimizando o risco de que partículas de vidro caiam dentro da ampola e que o material envasado seja desperdiçado;

- com a ponta dos polegares, fazer apoio no estrangulamento. Com os dedos indicadores, envolver a parte superior da ampola, pressionando-a para trás;

- no caso do sistema OPC, o processo é o mesmo, mas o ponto de tinta deve estar para frente, do lado oposto aos polegares.

É importante lembrar que as luvas devem ser usadas quando indicadas (como em caso de manipulação de quimioterápicos) e que as ampolas devem ser descartadas em recipiente próprio para materiais pérfuro-cortantes.

COMENTÁRIOS

Data
De
Assunto

AMPOLA

CASO NA HORA DA ABERTURA DA AMPOLA QUEBRA E DEPOIS APLICA O LIQUIDO O QUE PODE OCORRER

Data
De
Assunto

Oi

Já aconteceu casos de vidro cair dentro dá ampola??
Aconteceu isto com alguém e se aplica o a pessoa morre??

Data
De
Assunto

quebrei ampola de remedio.

Olá estou dando p minha filha uma vitamina de ampola. Ao quebrá-la saiu uns cacos de vidros por fora. Achei q não tinha ido no medicamento. E Dei p ela mesmo assim .. Ha algum risco? De ter ido alguns cacos de vidros no remédio?

Data
De
Assunto

Re:quebrei ampola de remedio.

E então? Alguma reação?

Data
De
Assunto

abridor de ampolas de medicamentos(quebrador de ampolas)

boa tarde meu nome e marcio, devidor alto indice de acidentes com ampolas de medicamentos, inventamos e fabricamos abridor de ampolas com a finalidade de evitar acidentes cortantes na hora de abrir uma ampola de medicamento.entra em contato conosco e adquira o seu abridor de ampolas. nosso :email ubersaude@ubersaude.com.br ou marciobrito07@hotmail.com fone:(34)991422573 site:ubersaude.com.br

Data
De
Assunto

Re:abridor de ampolas de medicamentos(quebrador de ampolas)

Tragico!! Liguei e tive um péssimo atendimento e o site " ubersaude.com.br " não funciona!!

Data
De
Assunto

uso de algodão

É necessário uso do algodão para realizar a quebra da ampola?

Data
De
Assunto

ACIDENTE QUEBRA DE AMPOLAS

O QUE OCORRE SE AO QUEBRAR AMPOLA DE UM MEDICAMENTO ,CAIR CACOS DE VIDRO NO LIQUIDO E FOR INJETADO NO MUSCULO DO PACIENTE

Data
De
Assunto

Re:ACIDENTE QUEBRA DE AMPOLAS

No caso de quebra de ampola ao abrir, desprezar esta, pegar outro frasco de ampola, realizar antissepcia e iniciar o procedimento do zero de novo, caso o líquido medicamentoso da ampola quebrada seja injetada no músculo do paciente, ira gerar um grande hematoma no local, podendo levar o paciente a óbito, se o líquido for injetado diretamente na veia, o paciente morrera antes mesmo que o liquido termine de ser injetado.

Pesquisar no site

Enfermagem-10 © 2010 Todos os direitos reservados.