Começam nesta terça as aulas do Projeto ‘Orgulho Caipira’

24/08/2010 16:48

Tem início nesta terça-feira (24/8) as aulas de viola do Projeto Orgulho Caipira, realizado pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, na ECO – Escolas de Competências Deputado Roberto Rollemberg. Participam do projeto 21 crianças e jovens, com idade entre 8 e 16 anos. Ministrada pelo músico Renato Gagliardi, as aulas serão sempre às terças-feiras, com turmas de manhã e tarde.

Com o objetivo de socializar crianças e jovens por meio da música, as aulas de viola caipira serão desenvolvidas em grupo, para que o ensino e o trabalho do repertório resultem em uma aprendizagem fácil e lúdica. Serão ensinadas noções básicas da viola, e, após esse primeiro contato, será introduzida a nomenclatura musical. Todos os instrumentos serão cedidos pela Secretaria de Cultura.

A viola caipira é um instrumento que representa a cultura popular brasileira, a sua forma de execução é desenvolvida pelo conhecimento do povo. Instrumento do romanceiro peninsular, chegou ao Brasil com a colonização portuguesa e foi introduzida em grande parte do território brasileiro, principalmente nas regiões nordeste e no centro-sul. Isso possibilitou a criação de várias formas de afinação e execução, gerando 17 tipos de afinações diferentes.

Símbolo da música sertaneja de raiz, a viola caipira é um instrumento que possui dez cordas, dispostas em cinco pares. Sua forma é semelhante ao violão, sendo que a principal diferença é o tamanho reduzido da escala e da caixa de ressonância. Seu formato possibilita a obtenção de notas mais agudas.

Serviço
Projeto Orgulho Caipira
Aulas: às terças-feiras, manhã e tarde
Local: Eco – Escolas de Competências Deputado Roberto Rollemberg, rua Geraldo Barbosa de Oliveira,  2.901 – Santo Antônio
Informações: (17) 3217-5549

Voltar

Pesquisar no site

Enfermagem-10 © 2010 Todos os direitos reservados.