Anvisa irá rastrear venda de antibióticos

14/06/2010 21:58

  Anvisa irá rastrear venda de antibióticos  

 

Um projeto piloto será utilizado para monitorar os primeiros
antibióticos
Um projeto piloto será utilizado para monitorar os primeiros antibióticos

Até setembro deste ano as farmácias de todo o Brasil terão as vendas de certos antibióticos rastreadas, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que procurou selecionar medicamentos mais disponibilizados nos pontos de venda, além dos que mais apresentam indício de uso abusivo, contraindicado e perigoso para a população.

Estão sendo cotadas quatro marcas que ainda não foram reveladas para monitoramento. A atitude da Anvisa foi tomada depois de diversas pesquisas científicas revelarem a resistência das bactérias aos tratamentos clínicos disponíveis, indicando diminuição de opções terapêuticas para vencer doenças como garganta inflamada, meningite e infecções severas.

A farmacêutica e tutora do Portal Educação, Carolina Marlien, explica que o uso indiscriminado de antibióticos é uma questão bastante preocupante, que leva à seleção das espécies e promove a resistência das mesmas às drogas de escolha para tratamento eficaz de uma patologia.

“Além disso, o uso abusivo e as intoxicações por essa classe de medicamentos refletem o acesso fácil à medicação, muitas vezes adquirida sem receituário e sem restrições pelo estabelecimento de venda, o que felizmente deverá ser combatido com o monitoramento proposto pela Anvisa, rastreando desde o prescritor até a farmácia que vendeu o antibiótico”, ressalta.

Um projeto piloto será utilizado para monitorar os primeiros antibióticos, porém, é importante lembrar que tal procedimento semelhante já foi usado no decorrer de 2009 para controlar as drogas usadas para emagrecimento.

Voltar

Pesquisar no site

Enfermagem-10 © 2010 Todos os direitos reservados.