81 milhões de pessoas vacinadas contra o vírus H1N1

17/06/2010 16:15

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, divulgou ontem (16), na sede da Organização Pan-americana da Saúde, em Brasília, os números da Campanha de Vacinação contra o vírus H1N1. O balanço apresentado pelo ministro mostra que até a manhã desta quinta-feira, 81 milhões de pessoas já foram vacinadas contra a doença. Números esses, que segundo o ministro são constantemente atualizados pelo vacinômetro e demonstram o crescimento do percentual de pessoas vacinadas.

“Alcançamos 88% por cento de cobertura em todo o país. Essa é uma vitória importante e nos demonstra o sucesso desse grande esforço feito pelos profissionais de saúde”.

Temporão fez questão de informar que com a campanha, o Brasil bateu o próprio recorde. “Superamos a campanha de vacinação da rubéola que vacinou 67 milhões de pessoas. Isso nos leva a um novo patamar de qualidade no desempenho das campanhas de vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI)”, comemorou o ministro.

Em sua apresentação o ministro também falou sobre as medidas que o ministério vai manter para o enfrentamento da doença, principalmente agora que o inverno se aproxima. Dentre as principais medidas, Temporão destacou o investimento de R$ 270 milhões em equipamentos para leitos de UTI e para o SAMU 192, a dispensação gratuita de dois milhões de tratamentos ( que continuarão a ser distribuídos somente com a retenção da receita médica), além do treinamento de mais 500 profissionais de todo o país que atuam no SUS e em instituições de ensino.

Temporão fez ainda um agradecimento público aos profissionais que atuaram na campanha. “Quero parabenizar e agradecer publicamente os coordenadores estaduais e municipais de imunização e os vacinadores pelo excelente trabalho realizado. Todo o trabalho de monitoramento, suporte e acompanhamento nos deram a sustentabilidade para realizarmos um trabalho desse porte”.

Para a presidente do CONASS, Beatriz Dobashi o resultado positivo da campanha mostra o trabalho integrado dos três Entes Federados. “O resultado de uma campanha tão grande como essa nos faz enxergar o Pacto pela Saúde, o SUS tripartite que consegue resultados tão importantes e expressivos como esse”, finalizou.

COBERTURA DA VACINAÇÃO POR ESTADOS 

UF
Cobertura (%)
UF
Cobertura (%)
Paraná
106
Alagoas
82
São Paulo
97
Paraíba
82
Santa Catarina
97
Mato Grosso do Sul
81
Espírito Santo
92
Rio de Janeiro
81
Goiás
91
Rondônia
81
Piauí
91
Tocantins
79
Minas Gerais
89
Sergipe
77
Pernambuco
89
Ceará
77
Rio Grande do Sul
88
Mato Grosso
76
Amapá
88
Pará
75
Acre
86
Bahia
73
Distrito Federal
84
Amazonas
70
Maranhão
84
Roraima
69
Rio Grande do Norte
83
BRASIL
88

Fonte: Agência Saúde

Voltar

Pesquisar no site

Enfermagem-10 © 2010 Todos os direitos reservados.