INFORMAÇÕES SOBRE SOROS

INFORMAÇÕES SOBRE SOROS

Soro caseiro
É uma solução aquosa de açúcar e sal de cozinha recomendado para prevenir a desidratação, resultante de vômitos e diarréias. Com a diarréia e/ou vômito ocorre perda de água e sais minerais pelo organismo. A função do soro caseiro, por via oral, é repor estes ingredientes.
Um erro na concentração de sal e açúcar pode provocar convulsão numa criança desidratada. Para evitar erros na concentração, a UNICEF divulga a utilização de uma colher-padrão que já apresenta as medidas para a preparação do soro.
O soro caseiro é preparado dissolvendo-se uma medida rasa de sal ( medida menor da colher-padrão ) e três medidas rasas de açúcar ( medida maior da colher-padrão ) em um copo de água limpa (ou 1 litro de água com 3.5g de sal e 40g de açúcar).
O soro deve ser ministrado apenas para prevenir a desidratação ou quando ocorrerem os sintomas iniciais. Em casos mais graves o paciente deve ser encaminhado imediatamente a um médico.

Soro fisiológico
É uma solução isotônica em relação aos líquidos corporais que contem 0,9%, em massa, de NaCI em água destilada, ou seja, cada 100ml da solução aquosa contém 0,9 gramas do sal.
100 mL de soro fisiológico contem 0,354 gramas de Na+ e 0,546 gramas de Cl-, com pH = 6,0

Usos
Higienização nasal : para pacientes com resfriados, gripes ou com sintomas alérgicos.
Desidratação: para reposição de íons de sódio e cloro.
Limpeza de alimentos
Limpeza de lentes de contato
Em preparados para microscopia

Não deve ser injetado.
Deve ser usado frio e devidamente esterilizado, portanto, deve ser guardado em geladeira.
Deve ser considerado como um medicamento, portanto, só deve ser usado sob prescrição médica.

Soro glicosado
É uma solução isotônica em relação ao sangue, que contém 5%, em massa, de glicose (C6H12O6) em água destilada, ou seja, cada 100 ml de soro glicosado contém 5 gramas de glicose.
A glicose é uma fonte de energia que é facilmente absorvido pelas células, daí ser extensivamente usado em medicina como nutriente energético, via endovenosa.
Existem soros glicosados com concentrações de 2,5% e 10% que são, respectivamente, hipotônico e hipertônico em relação ao sangue.
O soro glicosado deve ser considerado um medicamento, portanto, só deve ser usado sob prescrição médica.

COMENTÁRIOS

Data
De
Assunto

soro na sonda

O soro na sonda de demora eh apenas pra inflar a ponta da sonda. Para fixa-la melhor na bexiga.

Data
De
Assunto

sonda vesical

para que serve o soro a sonda de demora

Pesquisar no site

Enfermagem-10 © 2010 Todos os direitos reservados.